Política do Cinema

Por mais ou menos 10 anos me envolvi nas questões da política cinematográfica brasileira. Atuei através da ABD/SP - Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas, Regional São Paulo - onde entrei como Secretário de Projetos Especiais, depois fui Diretor, Vice-Presidente e Presidente, entre 2006 e 2008. Em alguns momentos desse período também participei da diretoria da ABD Nacional.

Pela ABD/SP desenvolvi vários projetos, como a reformulação total do edital do Prêmio Estímulo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a elaboração do Programa Telefilmes Cultura, na TV Cultura de São Paulo e uma parceria com a FIZTV.

Promovi também uma série de debates sobre roteiro de cinema, sobre curta digital e, o mais relevante deles, com o Script Doctor Syd Field, numa palestra bastante concorrida, dedicada exclusivamente a roteiristas profissionais. Uma das mais significativas ações desse período de atuação política foi o lançamento de duas coletâneas de Curtas em DVD pela Europa Filmes, uma ação que contou exclusivamente com verba da iniciativa privada para promoção do curta nacional. Acima, uma matéria sobre o primeiro DVD no Canal Brasil.